quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Alimentação paleo... é complicado? É caro?


Alimentação paleo... é complicado? É caro?😕

Ouço (leio) muitas vezes que fazer uma alimentação paleo (limpa de processados, refinados, natural, saudável) é muito complicado. 

"Ah! Mas o meu marido e os meus filhos não são paleo e é muito complicado fazer duas comidas diferentes, dá muito trabalho e não tenho tempo."
"Ah! E eu não tenho jeitinho nenhum para cozinhar pratos difíceis. Tenho dois empregos e chego muito tarde a casa e cansada. E além disso almoço sempre fora de casa, como vou conseguir comer saudável?"
"Oh! [só para ser diferente 😜] Os alimentos da paleo são muito caros, as farinhas, os produtos biológicos, aqueles ingredientes esquisitos que eu nem sei pronunciar o nome...".

Ora vamos lá por partes:

 Cozinhar paleo não tem de ser complicado nem é sinónimo de fazer mais que um prato. Fazer dois pratos porque só uma pessoa da família é paleo? Não necessariamente. Dou o meu exemplo do almoço de hoje: frango estufado com ervilhas (que são «zona cinzenta» - mais tarde noutra publicação explico o que quer isto dizer e porquê). Isto foi a base do meu almoço e do meu namorido. O dele foi acompanhado com massa-cotovelo cozida (já há algum tempo que não comia e pediu-me, ele não é paleo) e para mim foi acompanhado com puré de batata e bimis cozidos ao vapor. O frango foi feito com bons ingredientes: azeite VE, sal marinho, cebola, alho, tomate, ervas aromáticas e especiarias. Nada de complicado e tudo saudável.


Cozinhar paleo não tem de ser obrigatoriamente pratos gourmet. Não tens jeito ou imaginação para cozinhar? Inspira-te no básico, naquilo que conheces, nas receitas da tua mãe, da tua avó (e o mais certo é que, se te baseares na comida boa da avó, vais comer quase paleo sem te aperceberes). Qual é a base da alimentação paleo? Bicho e planta! Mais simples que isto, impossível. Carne, peixe, mariscos, fumados (sem aditivos manhosos), ovos, legumes, vegetais, fruta, frutos secos. Usar bons ingredientes para cozinhar, evitando os processados e refinados. Deixar de lado óleos vegetais refinados, açúcares refinados, e alimentos que tenham muitos ingredientes na sua composição, especialmente se forem nomes que nós nem sabemos o que são e até nem os conseguimos pronunciar! Deixar de lado alimentos com gluten (pão, massas e afins), já que o gluten é altamente inflamatório para o organismo (sim, mesmo que não tenhas sintomas de intolerância ou alergia ao gluten, este faz mal ao organismo. Experimenta deixar de o consumir uma semana e verás que vais "desinchar" literalmente!). Usa boas gorduras (azeite VE, manteiga pura, banha de porco, óleo de coco) e bons condimentos (sal marinho não refinado, ervas aromáticas, especiarias). Legumes frescos de preferência, mas também podes usar congelados (verifiquem os ingredientes).
Chegaste tarde a casa e cansada mas tens fome? Não comas "porcarias". Uns ovos mexidos (ou mesmo cozidos que até já tens no frigorífico) com bacon ou presunto, uma salada e fruta, estás despachada/o em 10 minutos, ficas saciada/o e comeste "comida de verdade". Sobrou sopa do almoço? Janta sopa com ovos cozidos. Tantas possibilidades, rápidas, simples e saborosas.
Almoças fora de casa? Escolhes a carne ou o peixe. Todos os restaurantes tem saladas ou legumes cozidos para acompanhamento. Pede que eles trocam as batatas fritas gordurosas ou o arroz por uma salada ou legumes. Em último caso, come só a carne ou o peixe e pede uma sopa!
Podes almoçar no trabalho? Leva marmita e já sabes o que vais comer... és tu que escolhes!

Cozinhar paleo não ter que ser caro. Carne de produção extensiva, ovos caseiros ou legumes biológicos são mais caros, sim. Mas se a tua carteira não chega para eles, compra o que podes pagar. Não será a escolha ideal mas é a possível. Faz o teu melhor com o orçamento que tens.
O óleo de coco, as farinhas, os ingredientes esquisitos... não precisas deles para comer bem e de forma saudável. Claro que sabe sempre bem comer um docinho dentro do conceito. Mas também é só de vez em quando (ou deveria ser!) e não se gasta assim tanto. Eu uso farinhas dentro do conceito (amêndoa, avelã, polvilho, etc) e compro, se tanto, todos os 2/3 meses. O óleo de coco, um frasco de 400 ml dura-me meses.
E para finalizar, pensa na quantidade de "porcarias" que deixaste de comprar (bolachas, bolos, comida congelada, bombons, rebuçados, molhos, e muitas coisas mais) e faz as contas ao que deixaste nas prateleiras do supermercado. Além de que há coisas que podes fazer em casa, com bons ingredientes, e que acabam por ficar mais baratos que compradas feitas.

Viste? Paleo é Simples, Saudável e Saboroso! 😉😋😊


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?