terça-feira, 25 de dezembro de 2018

É Natal! E tem que haver Bolo-Rei!!! [sem gluten e sem açúcares refinados]

É Natal!!! 🎄🎄🎄
Uma das épocas que mais amo no ano (a par da Páscoa!).
Porque é sinónimo de família reunida à volta da mesa, de convívio, de recordações doces da infância... 
Mesmo que presentemente esteja longe da família, num país que não é o meu, só com a companhia do namorido, gosto sempre de marcar esta data. E este ano, para ser diferente, na noite de consoada o namorido pediu-me cozido à Portuguesa. E no dia de hoje, feijoada (com os restos do cozido)

De sobremesas, não faltaram os bilharecos (ou bilharacos, ou filhoses, ou sonhos de abóbora... ou como lhes quiserem chamar, dependendo da vossa região). A receita é não-paleo pois o namorido não sendo adepto da alimentação paleo, pediu-me para fazer a receita tradicional que leva farinha de trigo (gluten!) e açúcar refinado. Mas como eu não aprecio muito bilharecos, fiz só para ele, com a ajuda dele também. Fiz-lhe também, um bolo-rei tradicional (receita não-paleo) pois ele adora bolo-rei e não gosta de bolos paleo. Enfim... há que deixar o namorido feliz e satisfeito. 😍 Com o tempo e muita paciência... lá o hei-de converter! 😉

Mas para mim faltava alguma coisa... e hoje decidi fazer, pela primeira vez, um bolo-rei paleo.

Peguei numa receita de bolo-rainha que uma amiga me passou, e que é da Sofia Paixão (GlutenFree com paixão), e meti as mãos na massa (pronto... foi mais o robot mas fui eu que o meti a funcionar! 😜).

E saiu esta DE-LÍ-CI-A!!! 😋




Uma vez que é feito com farinhas sem gluten, torna-se mais denso e o seu sabor é peculiar (um pouco por força de uma das farinhas usadas, o sarraceno, que tem um sabor acentuado), bem diferente do bolo-rei tradicional mas também muito bom. É caso para dizer... «primeiro estranha-se, depois entranha-se»! É uma questão de "educar" o paladar. 😉

Mas fica fofinho na mesma. Vejam o video.


Vamos à receita:

- 200 gr de água morna
- 25 gr de fermento fresco
- 15 gr de psyllium
- 3 ovos + 1 gema (para pincelar)
- 60 gr de manteiga sem sal amolecida
- 5 colheres de sopa de mel* + 80 gr de açúcar de coco ou mascavado
- raspa da casca de um limão
- 240 gr de farinha de arroz
- 200 gr de farinha sarraceno + 50 gr para depois polvilhar
- 200 gr de mistura de frutos secos (eu tinha tb algumas frutas desidratadas picadas que sobraram do bolo-rei do namorido e juntewi tb) + 10 tâmaras bem picadinhas
- frutos secos picados grosseiramente para decorar
- farinha de coco para polvilhar.
(*como não tinha mel, coloquei duas colheres de sopa de xarope de acér)

Numa taça de vidro colocar a água e o fermento, mexer bem para desfazer, juntar o psyllium, mexer e deixar ativar durante 12 minutos sem mexer.

Numa taça misturar os 3 ovos, o açúcar, o mel, a raspa de limão e a manteiga e bater na batedeira até misturar bem. Depois juntar as farinhas e a água com o fermento e bater até misturar bem. Juntar os frutos secos e as tâmaras e envolver bem.

Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel manteiga ou papel vegetal e polvilhar com o sarraceno. Ir moldando a massa no tabuleiro e polvilhando com sarraceno até deixar de estar pegajosa. Fazer uma bola mais ou menos com o formato do bolo, tapar bem, com uma toalha dobrada ou com um cobertor e deixa levedar  durante 50 minutos ou até dobrar de tamanho.

Ligar o forno a 180ºC, moldar o bolo fazendo um buraco no meio e decorar com os frutos secos a gosto. Pincelar com a gema (pode-se juntar uma colher de sopa de água para ficar mais diluída) e vai ao forno cerca de 45 minutos.

Ter atenção ao forno pois depende da potência de cada um. Depois de cozido, polvilhar com farinha de coco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?