segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Compota de figos

E quando tens figos, muitos figos, do mais bio que há, "tratados" só com água da chuva e sol, e já comeste os suficientes por uns tempos 😏, e não queres que os restantes apodreçam e vão parar ao lixo, o que fazes? Compota de figos e frutos secos*, com um toque de canela e anis! DE-LÍ-CI-A!!! 😋

Receita: 1,5 kg de figos com casca cortados em quartos, 4 colheres de chá rasas de açúcar mascavado completo (aquele castanhinho escuro), sumo de meio limão/lima (eu usei lima), um pau de canela e uma estrela de anis. Colocar tudo numa panela e levar a lume brando, mexendo e "amassando" os figos até ficar com a consistência desejada (mais líquida ou mais compacta, eu deixei no meio termo).

Enquanto a compota cozinha, escaldar os frascos de vidro onde vai ser colocada a compota e deixar dentro da água a escaldar até a compota estar no ponto. Logo que desligar o lume, escorrer bem os frascos (basta uns segundos pois estão a escaldar e secam rápido), deitar a compota dentro (não encher até à borda, deixar aí 1 cm vazio), colocar a tampa bem apertada, colocá-los de boca para baixo e deixar arrefecer. Este "virar de boca para baixo" ainda quente vai criar vácuo e evitar que a compota crie bolor. De qualquer maneira, uma vez que esta compota leva muito pouco açúcar (que é o que impede que as compotas e os doces não estraguem), depois de fria, colocar os frascos no frigorífico. Por isso, não façam muita quantidade de cada vez. Se tiverem figos a mais, podem congelar e descongelar só quando forem utilizar, ficam bons para compota ou doce.
O 1,5 kg de figos que usei deu para 3 frascos de 250 ml (mal cheios).

Figos bio


Compota de figos com frutos secos

* Frutos secos: nozes, avelãs, amêndoas, cajus e chips de coco. 

Sabe tão quanto parece! 😉



Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?