terça-feira, 27 de novembro de 2018

Bolachas de limão, gengibre e amêndoa [sem gluten e sem refinados]


Encontrei esta receita numa das minhas passeatas pela internet (infelizmente esqueci-me de tomar nota de onde a tirei mas se mais para a frente descobrir, coloco os devidos créditos).

Chamou-me a atenção levar gengibre que eu adoro e coloco em (quase!) tudo. E o cheirinho que ficou na minha cozinha a limão e gengibre com um toque de bolachas acabadinhas de fazer? Nhammmmmmm... fantástico! 😃😋

A receita original leva laranja em vez de limão (não tinha laranjas porque o namorido decidiu come-las todas no fim-de-semana!), e farinha de trigo integral. Como eu não utilizo farinhas com gluten (nem as mesmas são aceites no conceito de alimentação paleo devido a serem altamente inflamatórias para o nosso organismo), substitui a quantidade de trigo integral por farinha de mandioca fina (pode ser também trigo sarraceno ou uma mistura de sarraceno, fubá de mandioca e polvilho doce).


Cá vai a receita (com as minhas alterações):

Ingredientes

🍪 2 chávenas de farinha de amêndoa
🍪 1 chávena de farinha sarraceno OU farinha de mandioca OU fubá de mandioca OU uma mistura de sarraceno, fubá de mandioca e polvilho
🍪 2 colheres de sopa de açúcar mascavado/coco/mel
🍪 1 colher de chá de fermento em pó
🍪 2 ovos
🍪 1 colher de sopa de óleo de coco
🍪 Raspas e sumo de um limão (OU laranja)
🍪 1 colher de sopa de raspas de gengibre fresco
🍪 1 colher de chá de canela
🍪 pitada de sal
🍪 1/2 chávena de amêndoas laminadas

Preparação

Misture os ingredientes secos: farinhas, açúcar, fermento, canela, sal, raspas de limão/laranja e gengibre. 
Junte o óleo de coco derretido, o sumo do/a limão/laranja e os ovos. Amasse bem. 
Junte as amêndoas laminadas. 
Forme uma bola, embrulhe em película aderente e reserve no frigorífico cerca de meia hora. 
Faça bolinhas com as mãos, apertando bem a massa (fica tipo massa areada e tem tendência a "esfarelar" por isso não usei o rolo para estender) e amasse para achatar a bolinha e dar-lhe o formato de bolacha.  

Leve ao forno, pré aquecido a 180ºC, cerca de 15 minutos (vigiar, depende da potência do forno).


Eu tirei as bolachas do forno ainda estavam ligeiramente moles pois não gosto de bolachas demasiado crocantes. Ao arrefecerem ficam durinhas mas não demais para o meu gosto.


Ficaram DE-LI-CI-O-SAS! E são viciantes! 😋

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?