terça-feira, 18 de setembro de 2018

Gluten!


"Mas porque é que agora não comes nada com gluten? És intolerante ou alérgica???"

É uma das perguntas que mais ouço (e quase sempre com um ar de espanto/gozo/desdém!) desde que decidi começar a alimentação paleo e deixei (ou tento evitar ao máximo) consumir produtos com gluten (pão, massas, bolos, cereais, etc).

Para que entendam esta minha decisão, deixo aqui um extracto de um artigo da PubMed (PubMed é um motor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina). O artigo original está em inglês mas no resumo abaixo estão condensadas as razões porque devemos evitar consumir gluten.
Link do artigo original, em inglês, aqui.

"O pão era fermentado apenas com os fermentos naturalmente presentes nos grãos, por isso era fermentado longamente. Hoje em dia é atafulhado de fermentos produzidos industrialmente e que nem têm tempo de actuar. Antes, depois da acção dos fermentos, actuavam os lactobacilos que destruíam em parte a estrutura de glúten e o tornavam mais digestos. Agora, quando o pão vai ao forno ainda vai cheio de fermentos e com a estrutura de glúten intacta. Antes, o trigo tinha doses normais de glúten, hoje em dia foi seleccionado para ter mais, e ainda assim adicionam glúten às farinhas ditas fortes, para a confecção do pão fofo e com muita estrutura. Antes os fermentos estavam presentes naturalmente, hoje com a constante pulverização de antifúngicos para prevenir doenças do trigo, não há fermento natural que aguente. Antes, o trigo era seco no campo, ao sol, naturalmente. Hoje, quando 75% da colheita está madura, é pulverizado com herbicida roundup para o secar mais rápida e eficazmente, permitindo uma colheita antecipada e sem riscos de perdas por chuva e acção animal... e não é só o trigo. Aveia, cevada, feijão, lentilha, grão de bico... tudo que seja para colher seco. Com tantas diferenças entre o pão de 2018 e o de 1918, não é de admirar que de repente, o pão seja uma fonte de doença e não de alimento e saúde." (Sérgio Miranda - in Facebook, página Macrobiotices)

Foto da página "Macrobiotices"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?