domingo, 16 de dezembro de 2018

Muffins de avelã e chocolate negro [sem gluten e sem refinados]


E pronto... para completar a "desgraça" das cookies de Natal... saíram uns muffins de Natal de avelãs e chocolate negro! 😏São tão mas tããããoooo bonnnnnsssss que nem parece que foram feitos por mim!
 

Tenho uma confissão a fazer. Desde que enveredei por esta aventura paleo, já experimentei variadas receitas de pães, bolos, queques, muffins e doces em geral. Posso dizer que até hoje só gostei verdadeiramente do resultado de 4 receitas que experimentei: o pão da minha chata linda favorita Ana Luísa (receita aqui), o pão-de-ló de Ovar paleo e o cheesecake de maracujá e coco da minha doce Evans (receita aqui e aqui) e a tarte de frutos secos da Márcia (receita aqui).


De resto, fui fazendo algumas experiências, gostei e comi o resultado das mesmas mas não foi daquelas coisas que eu posso dizer "Vou voltar a fazer e muitas vezes!" como posso afirmar com as cookies e com estes muffins.


Ficaram mesmo deliciosos e fofinhos como os muffins tradicionais feitos com farinha com gluten, como podem ver no video abaixo. 😋😋😋
Ah! E foram aprovados pelo namorido que normalmente é "avesso" às minhas experiências paleo ou "esquisitices que tu inventas" como ele costuma dizer. 😂😃😂


A receita:

Ingredientes (10 muffins médios):

40 g de farinha teff
20 g de polvilho doce
80 g de farinha de sarraceno
80 g de farinha de avelãs
1 saqueta de fermento (+/-10 g)
1 pitada de sal
100 g de compota de maçãs sem açúcar (eu descasquei meia maçã bem madura - deu as 100 g - esmaguei com um garfo e meti no micro-ondas a "cozer" 1 minuto)
60 ml de xarope de acér ou açúcar de coco (se usarem o açúcar de coco, aumentem um pouco o leite de avelãs para os muffins não ficarem secos)
50 g de puré de avelãs (como os de compra normalmente têm açúcar, podem fazer em casa - vejam a explicação abaixo)*
160 ml de leite de avelãs (não tinha, usei de amêndoa)
50 g de raspas de chocolate negro 70% cacau (30 g + 20 g para decorar)
1 punhado de raspas de avelãs + algumas avelãs para decorar os muffins

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180°C.
Num recipiente misturar os ingredientes secos: farinhas, fermento e sal.
Juntar os ingredientes húmidos: xarope de acér, compota de maçã, puré de avelãs e leite de avelãs.
Terminar juntando cerca de 35 g de raspas de chocolate negro e um punhado de raspas de avelã.
Barrar as formas dos muffins ligeiramente com óleo de coco ou usar forminhas de papel para que os muffins desenformem facilmente. Deitar massa até ¾ da forma. Enfeitar os muffins com as avelãs inteiras e polvilhar com as raspas de chocolate negro que sobraram.
Levar ao forno por 18 minutos.

* Puré de avelãs caseiro:
Coloque as avelãs num tabuleiro coberto com papel manteiga ou papel vegetal ou um tapete em silicone. 
Pré-aqueça o forno a 160 ° e depois deixe dourar as avelãs entre 5 a 8 minutos. 
Tire-as e deixe-as arrefecer. 
Para remover a maior parte da casca fina que cobre as avelãs, esfregue-as entre as mãos ou num pano e coloque-as no copo liquidificador/robot picador. Não faz mal se ficar ainda um pouco de casca. 
Em seguida, comece a picar as avelãs devagar e aumente gradualmente a velocidade. Pare e raspe a pasta que se vai formar e que se vai colar às paredes do liquidificador/picador. 
Repita o processo até obter uma pasta homogénea. Deixe o liquidificador/robot picador descansar entre as repetições para evitar o sobreaquecimento do motor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?