quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Quem é a "PaleoTurbinada"?



Quem sou eu? Sou a Majo, tenho 51 anos, gosto muito de cozinhar e ainda mais de comer. Salvo raras excepções, gosto de tudo e gosto ainda mais de variar o que como, seja experimentando coisas novas, seja cozinhando as coisas do costume mas de maneiras diferentes (o namorido muito esquisito a comer a isso me obriga para fugir de "enjoar" de certos alimentos... depois explico!). Há (quase) 5 anos atrás, casei e vim para França e o facto de estar muito tempo em casa devido à falta de trabalho, levou-me a engordar 30 kilos. O estar muito perto da barreira dos "100 kilos" fez-me decidir que queria (e tinha de) perder peso. Estávamos em Abril de 2017.

Nessa minha busca/tentativa de perder peso, como não queria voltar às dietas do costume que te fazem passar fome e quando te apercebes voltaste a engordar e ainda ficaste com mais peso do que o que tinhas, pus-me a pesquisar na internet por métodos de emagrecimento. Como é sabido, existem 1837464535325 dietas de emagrecimento, "pílulas milagrosas que derretem gordura" e pozinhos de perlim-pim-pim que só servem para te fazer perder tempo, dinheiro e, acima de tudo, saúde!

As minhas pesquisas fizeram-me "tropeçar" no Conceito Paleo. Encontrei um grupo no Facebook, o "Paleo Descomplicado". Tenho de ser honesta... entrei, cusquei um pouco e deixei-me ficar no grupo mas sem prestar muita atenção e sem tentar perceber melhor o que era esse "conceito paleo". Porque nem me dei ao trabalho de pesquisar mais e melhor ou até mesmo de ler um pouco do site Paleo XXI onde se pode encontrar (quase) toda a informação sobre Paleo. 

Eu com 109,1 kilos em 10/07/2017
E este descaso levou-me a ultrapassar a barreira dos 100 kilos... até aos 109,1 kilos! 😲No dia 10 de Julho de 2017 deu-se o click: estava na hora de mudar os meus (péssimos!) hábitos alimentares e perder peso, pela minha saúde! Estava na hora de levar a sério essa tal de "paleo". 😏

E Paleo, o que é? É um estilo de vida saudável que inclui uma alimentação o mais natural possível, conjugada com exercício físico. Muito resumidamente, Paleo é comer saudável, tendo como base comida de verdade ou seja, boa proteína, boas gorduras (tudo o que for bicho e planta), deixando de lado alimentos processados, refinados e carregados de hidratos de carbono e açucares e alimentos com gluten (altamente inflamatório para o nosso organismo) tais como massas e pão (desde que sejam feitos com cereais). Procurar alimentos de boa proveniência e preferentemente de produção local, carne de animais de pasto e criados ao ar livre, legumes/vegetais/frutas da época, cultivados sem produtos químicos.

E voilá... este blog servirá para registar a minha caminhada rumo a uma vida mais saudável, mais leve e (ainda) mais feliz. Procurarei publicar aqui as minhas receitas, um pouco sobre o conceito paleo, as minhas vitórias (e as minhas derrotas também!).
Sejam bem-vindos!  😊

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Escolham um sofá, sentem-se e sirvam-se... chá ou café?